BLOG

Secretaria do Meio Ambiente aprova o Plano de Manejo da Estação Ecológica de Itapeva

A Estação Ecológica de Itapeva está inteiramente localizada no município de Itapeva-SP e constitui uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com mais de 100 hectares de área que serão usados para proteger a fauna e flora, bem como para fins educacionais e científicos.

Os planos de manejos são importantes instrumentos para organização territorial e gestão das unidades de conservação. Têm como objetivo orientar a gestão e promover o manejo dos recursos naturais das áreas protegidas.

Por meio da Resolução SMA-200, publicada no Diário Oficial do Estado em 28/12/2018, o secretário de Meio Ambiente aprovou o Plano de Manejo da Estação Ecológica de Itapeva. Ela constitui uma unidade de conservação da natureza de proteção integral, localizada integralmente no município de Itapeva-SP, nas margens da Rodovia Francisco Alves Negrão (SP-258) que o liga a Itararé, com área de 106,77 hectares. Juntamente com sua zona de amortecimento, está inserida em região importante para a conservação da biodiversidade na região sudoeste do Estado de São Paulo, com expressivo remanescente de Cerrado e com pequenas áreas de floresta estacional semidecidual que comprovam sua condição ecotonal, entre cerrado e mata atlântica.

Zoneamento da Estação Ecológica de Itapeva. Fonte: Plano de Manejo (DOE).

 

Além desse, o Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema) aprovou os planos de manejo de outras seis unidades de conservação no estado, bem como a regulamentação das APPs urbanas.

A legislação brasileira define que objetivo básico das unidades de conservação de proteção integral é preservar a natureza, permitindo apenas o uso indireto dos seus recursos naturais para objetivos educacionais.

Conhecer a legislação ambiental é de suma importância no planejamento estratégico de novos empreendimentos. Sempre que surgir alguma dúvida, entre em contato conosco que teremos a satisfação em solucioná-la. A GEOLOGAR conta sempre com profissionais capacitados e atualizados.